sábado, 12 de março de 2011

Chinesa JAC Motors enfim estreia no Brasil



Carsale – Das montadoras chinesas já em atividade no Brasil, a JAC Motors é a mais aguardada desde a sua aparição, no Salão do Automóvel de São Paulo, no finzinho de outubro do ano passado. Essa expectativa veio da promessa de oferecer carros com o excepcional custo/benefício chinês, porém com qualidade de montagem compatível com a dos modelos nacionais – e até superior a dos compactos de entrada. Pois bem, finalmente a JAC vai começar a vender seus carros no Brasil. E ensaia uma estreia de gala: no dia 18 de março, data escolhida por causa do número, que na China representa “vida longa”, a JAC abrirá simultaneamente suas mais de 50 lojas no País.

Trata-se de uma operação bilionária, arquitetada pelo grupo SHC, do empresário brasileiro Sergio Habib, que comandou as operações nacionais da francesa Citroën por muitos anos. Para trazer a JAC Motors ao Brasil, a companhia de Habib e a montadora desembolsaram um montante de R$ 380 milhões, sem contar os gastos para abrir as lojas (R$ 210 milhões) e os que serão destinados à publicidade (R$ 145 milhões). Habib sabe da importância de estar na grande mídia e escolheu como garoto-propaganda o apresentador dominical Fausto Silva, da Tevê Globo. Em poucos dias, o líder do Domingão do Faustão estampará as peças publicitárias da JAC.

A mega operação para inserir a JAC Motors no Brasil terá apenas dois modelos nos primeiros meses. O hatch J3 (R$ 37.900) e a variante sedã J3 Turin (R$ 39.900) já estarão disponíveis para compra no chamado “Dia J” (18 de março), quando as revendas da marca chinesa abrirão suas portas. Em junho, estreia a minivan J6, que brigará com Nissan Grand Livina e as veteranas Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso. E em setembro, será a vez do sedã médio J5, que ficará posicionado pouco acima do J3 Turin – J5 e J6 ainda não têm preços definidos. Com esses quatro modelos, a JAC Motors almeja um volume de 35 mil carros vendidos até dezembro.

Essa meta mais que ousada tem como pilares a famosa relação custo/benefício, aliada à enorme rede de concessionários e a uma inédita garantia de fábrica de seis anos – as sulcoreanas Kia e Hyundai eram as referências até agora, com cinco anos de cobertura. E para reforçar a excelência dos modelos, Sergio Habib também promete o menor custo de manutenção do mercado brasileiro, com cesta básica de peças a preços mais acessíveis, revisões a preços fixos (também menores) e um estoque completo – o galpão, localizado em Barueri, interior de São Paulo, recebeu 16 containers de componentes trazidos do País oriental.

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