quinta-feira, 14 de abril de 2011

Países emergentes defendem reforma na ONU e no sistema monetário

A Presidenta, DILMA, vem viajando bastante, agora se encontra na China, onde reunida com demais líderes de países emergentes conversam sobre uma possível mudança na ONU onde teriam mais vez e voz nas decisões. Os emergentes criticaram Kadafi, o ditador da Líbia, e agora se posicionam como os BRICS ( Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South África) no mundo


Reformas no Conselho de Segurança da ONU, no FMI e no Banco Mundial permitiriam que estas instituições fossem "mais efetivas, eficientes e representativas", destacam os BRICS.
Esta fórmula permitiu um consenso entre as posições de Brasil, Índia e África do Sul, que aspiram uma cadeira permanente no Conselho de Segurança, as de Rússia e sobretudo China, pouco favorável a ceder o poder.
Esta foi a terceira reunião de cúpula dos grandes países emergentes. As duas primeiras aconteceram em Ekaterimburgo (Rússia) em 2009 e em Brasília em abril de 2010. A Índia será a anfitriã da quarta, em 2012.
O termo BRIC - criado em 2001 pelo economista do Goldman Sachs Jim O'Neill - ganhou popularidade após a crise mundial que explodiu em 2008.

(fonte: jb.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário