sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Janeiro teve mais de 150 mil vagas formais de trabalho abertas, diz Lupi

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta sexta-feira (18) que o resultado da geração de empregos formais em janeiro vai ser positivo. “Será o segundo melhor resultado de emprego de janeiro da história. Mais de 150 mil empregos gerados em janeiro", disse o ministro, após reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.


O número oficial de geração de empregos só deve ser anunciado na semana que vem. No mês passado, o ministro manteve a previsão de que serão criados pelo menos três milhões de empregos formais no primeiro ano do mandato da presidente Dilma Rousseff.

O recorde de criação de empregos com carteira assinada se deu em janeiro do ano passado, quando foram criados 181 mil novos postos de trabalho, segundo Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O levantamento é feito desde 1992.

O número de empregos criados no acumulado do ano passado também foi recorde: 2,52 milhões de vagas com carteira assinada. Foi a primeira vez que o país criou mais de 2 milhões de vagas em um único ano. O recorde anterior era de 2007, com 1,61 milhão de empregos formais criados.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a criação de empregos com carteira assinada bateu recordes em 6 dos 12 meses do ano passado. O número foi o maior da história para os meses de janeiro a maio e em agosto de 2010.

Salário mínimo

O ministro afirmou ainda que conversou com a presidente Dilma na quinta (17) sobre a aprovação do salário mínimo de R$ 545 na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a presidente se mostrou satisfeita com o resultado. "Ela estava feliz com a vitória no Congresso." O projeto aprovado na Câmara foi enviado ao Senado, onde pode ser votado na próxima quarta-feira (23).

O ministro defendeu que o governo não puna os deputados da base aliada que votaram contra a proposta de salário mínimo encaminhada pelo Executivo ao Congresso.

"A democracia implica respeito ao direito de todos, inclusive das minorias. (...) Eu não acho que seja inteligente fazer retaliações com ninguém. Porque o governo ganhou, é vitorioso, foi aprovada uma política de aumento do salário mínimo para os próximos quatro anos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário