segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Porque o Governo aumenta os Juros?

Por que o Governo aumenta os juros?

Porque o país começa a perder muitos dólares de suas reservas cambiais. Quando as reservas ficam muito baixas, o país passa a ter dificuldades para pagar suas contas no exterior (juros, dívidas, etc.). Aumentando a taxa de juros o governo espera atrair ou manter o capital financeiro no país.

Com o aumento da taxa de juros o investimento financeiro passa a render mais, fazendo com que investidores estrangeiros e nacionais mantenham suas aplicações no país em lugar de buscar mercados mais seguros (EUA, Londres, etc.). Porém, a captação de capital financeiro resolve um problema imediato, mas cria outro, que é o aumento da dívida, pois todo o dinheiro que entra como crédito aumenta o passivo (débito).

A elevação dos juros acalma os mercados?

Sim e não. Os ganhos dos estrangeiros que estão no país se tornam maiores do que os obtidos fora do país, o que, de certa forma, acalma o mercado. Por outro lado, o mercado interno fica nervoso porque muitas empresas e bancos precisam de dinheiro nacional para cumprir seus compromissos e o custo deste dinheiro é o juro alto.
Quais os impactos da alta de juros?

As dívidas públicas (federais, estaduais e municipais) aumentam muito. Assim, os governos ficam muito endividados sem gastar mais com obras ou serviços (educação, saúde, etc.), tendo, portanto, de conseguir mais dinheiro para pagar suas contas, o que fará com aumento de impostos, com empréstimos e/ou com rolagem (repactuação) da dívida.


Que medidas o governo pode tomar além da alta de juros para segurar as aplicações estrangeiras?

O governo pode isentar ou diminuir os impostos sobre as aplicações estrangeiras em renda fixa; pode oferecer facilidades tributárias para diferentes tipos de aplicações financeiras, escolhendo aquelas que mais lhe interessam que fiquem no país; pode dar maiores facilidades para que o capital especulativo permaneça no país lançando títulos em dinheiro nacional indexados ao dólar, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário